top of page

Carreira News

Escrevendo o seu futuro

com sustentabilidade!

Tenha em mente que você apenas será competente

em alguma coisa a partir do momento em que:

For capaz de aplicar o conhecimento para

produzir resultado

Dominar bem

o conhecimento

ANTES

HOJE

Antes, a noção de competência era associada principalmente ao domínio de um determinado conhecimento. Logo, segundo esta noção, alguém que dominava muito bem algum assunto era chamado de competente. Então quem saía da universidade “sabendo” muita coisa, ou era um profissional “muito estudioso” era considerado uma pessoa de muita competência. Era… Porque hoje não é mais.

Segundo a concepção atual, alguém pode ser considerado bastante incompetente mesmo que domine muito bem um assunto, se não tiver a habilidade e a atitude para produzir resultados com isso. É o caso daquele que leu mil livros, mas não consegue realizar um trabalho sequer. Da mesma forma, alguém entusiasmado e cheio de atitude pode ser um grande incompetente se não dominar os conhecimentos necessários e a habilidade para um bom desempenho de seu trabalho. É aquele indivíduo cheio de planos e energia, que acaba se dando mal por não saber muito bem “o que” e “como fazer”.

Um dos assuntos mais discutidos recentemente no mundo do trabalho diz respeito ao conceito de COMPETÊNCIA.

C + H + A = COMPETÊNCIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     Por incrível que pareça, atualmente é possível que uma pessoa avaliada como incompetente também seja muito experiente e tenha conhecimentos aprofundados em um determinado assunto. Mas o que vale realmente é a habilidade somada à atitude de produzir bons resultados. É o caso, por exemplo, daqueles profissionais intelectuais que consomem uma grande quantidade de livros, mas que não conseguem realizar um trabalho prático com sucesso.

      Da mesma forma, um colaborador entusiasmado e repleto de atitude pode ser avaliado como pouco competente, se não domina os conhecimentos e as habilidades inerentes à realização de um trabalho de qualidade. É basicamente a figura daquele indivíduo envolto em planos, energia e boas intenções, mas que não tem muita clareza dos processos para executar uma tarefa.

É isso que o mercado busca hoje – dentro ou fora das empresas.

     Mesmo que você não tenha uma ocupação formal em uma empresa (no caso de profissionais autônomos), é essencial que entenda esse conceito para, na medida do possível, aplicá-lo a si mesmo. Afinal, o profissional apenas será considerado como competente quando demonstrar domínio e conhecimento sobre uma atividade, sendo capaz de aplicar tais noções para produzir resultados efetivos para a empresa ou para seu próprio negócio.

Agora, leia a nossa próxima matéria:

Ou deixe o seu comentário na página                         .

WHAT PEOPLE SAY

CHA da Competência

Tiver a atitude necessária para fazer isso tudo acontecer

Carreira News
bottom of page